Nesse domingo, 06/10, numa eleição considerada tranquila - sem nenhum tipo de anormalidade verificada pela Comissão Especial-Eleitoral, Assunção do Piauí elegeu os novos conselheiros tutelares da cidade para gestão 2020-2024.
De acordo com boletim de notícias oficiais do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí, 12 Seções foram totalizadas (disponibilizadas na eleição em Assunção do Piauí); Um total de votos apurados: 2807; Votos válidos: 2686; Votos em branco: 14; Votos nulos: 107. A posse dos novos conselheiros deverá acontecer no inicio de janeiro de 2020.
A cada quatro anos há processo de escolha para Conselheiros Tutelares. São eleitos 5 titulares e suplentes. Uma curiosidade do pleito em Assunção do Piauí foi que, os eleitos são todos do sexo masculino e de renovação máxima.
O Conselho Tutelar é um órgão responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente definidos na Lei Federal 8.069/90, do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Entre as atribuições do Conselho Tutelar estão atender denúncias feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades, cidadãos e órgãos públicos. Além disso, também escuta, orienta, aconselha, encaminha e acompanha os casos aplicando medidas de proteção pertinentes a cada situação para crianças e adolescentes. O Conselho também faz requisições de serviços públicos necessários à efetivação do atendimento adequado às questões operacionais e de infraestrutura, não sofrendo qualquer interferência no que diz respeito às atribuições legais previstas pelo art. 136 do ECA.
Já o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) é o responsável por nomear e dar posse aos membros dos Conselhos Tutelares acompanhando administrativamente as atividades dos membros. Visando a garantia do cumprimento de sua função institucional, sempre que necessário, o CMDCA encaminha os casos para a Comissão de sindicância apurar eventual falta cometida por conselheiro tutelar no exercício de suas funções.
Confira a lista dos candidatos eleitos:
Maurí Fernandes (425 votos)
Cleyton Costa (376 votos)
Miquéias Santos (325 votos)
Fernando Alves (316 votos)
Wesley Sousa (269 votos)
Suplentes:
Da paz (249 votos)
Joelma Mota (186 votos)
Ivete Antunes (174 votos)
Javiane Gomes (158 votos)
Nunes Alves (110 votos)
Cheila Vieira (98 votos)
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar