A Secretaria de Saúde do Município de Assunção do Piauí, por meio do Núcleo de apoio à Saúde da Família (NASF), local, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data celebrada no dia 02/04, promoveu na manhã desta terça-feira (16), na Academia de Saúde, na sede do município, a ‘Parada Manhã Azul’ de Conscientização sobre o Autismo.
Na ocasião, assunto (palestra ao público presente) foi abordado por profissionais do NASF - sob as orientações da psicóloga Nágela Demétrio, da fonoaudióloga Naiana Paz e da nutricionista Josiane Soares Alves.
Durante a palestra, que contou com a presença de público da saúde, educação e da sociedade, houve o depoimento de duas pessoas (familiares, mãe) que convivem com autistas, onde as mesmas relataram o dia a dia da convivência com esses “seres enigmáticos” autistas.
As profissionais do NASF, cada uma em sua área de conhecimento, enfatizaram pontos importantes de como a família deve lidar com o filho autista em diversas situações. Nas explanações foram esclarecidos mitos sobre o autismo e exemplificado algumas particularidades do autista entre outras regras de como a família e escola devem adotar para garantir uma qualidade de melhor convívio do autista nesses ambientes.
A mãe de um filho autista em Assunção do Piauí, senhora “Lourdinete”, na ocasião de sua participação no evento, emocionou a todos os presentes ao relatar como foi para ela quando soube do diagnóstico de seu filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Confira o depoimento da mãe na página oficial do Tapuio 10 (https://www.facebook.com/Tapuio10) e página do facebook Valter Lima Lima (https://www.facebook.com/valterlima.lima)
Para as pessoas presentes na conscientização de hoje em Assunção do Piauí, o momento foi de extrema importância para o melhor entendimento sobre o transtorno.
A Lei 12.764/2012 institui a política nacional de proteção dos direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais. Garante o diagnóstico precoce e atendimento multiprofissional, além da matrícula na classe regular de ensino, com direito ao acompanhante especializado.
Fotos:Valter Lima
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar